Notícias

Gerações Conectadas Por Meio de Histórias Pessoais e Histórias de Vida

"Em todos nós", escreveu Alex Haley, autor do romance popular Raízes (com base em sua própria história familiar), "há uma fome, profunda, para conhecer a nossa herança - para saber quem somos e de onde viemos."

Essa "fome" é crescente em todo o mundo. As pessoas estão descobrindo que, para entender melhor quem são, eles devem saber as histórias de membros da família que vieram antes deles. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão entre aqueles que têm o desejo de se conectar de uma maneira pessoal ao longo de gerações, pesquisando sua história familiar, reunindo histórias pessoais escritas, preservando histórias orais e gravações de entrevistas com as experiências de vida de idosos membros da família para o benefício da posteridade.

Os mórmons acreditam que a família foi ordenada por Deus. Eles também acreditam que a família é a unidade fundamental da sociedade e essencial ao plano eterno de Deus para Seus filhos. Essa crença impele os membros mais velhos da Igreja a compartilhar os momentos importantes de mudança de suas vidas, com filhos e netos que, ao ouvir e preservar estas experiências, desenvolvem um forte senso de família e de pertencimento. Com o conhecimento de relatos de momentos de força sobre a adversidade de seus antepassados​​, filhos e netos se tornam mais bem equipados para superar desafios difíceis em suas próprias vidas.

"Ao contemplarmos o que aqueles antes de nós passaram para que pudéssemos estar aqui, ao sentirmos a sua fé e coragem e ao sentirmos seu amor por nós e nosso amor por eles, percebemos o que é realmente importante", disse o ex-líder da Igreja, Élder John H. Groberg, em uma conferência mundial dos Santos dos Últimos Dias em 1980. "Percebemos que os chamados problemas são só o que vemos quando tiramos os nossos olhos de nossa meta eterna."

Os Santos dos Últimos Dias se concentram em sua história familiar por outra razão - a sua crença de que as famílias podem estar juntas depois desta vida. Eles pesquisam nomes e outras informações para que cerimônias sagradas e ritos possam ser realizados em nome de seus antepassados ​​em templos SUD, exercendo, assim, a fé que eles estarão ligados aos entes queridos como uma família eterna.

Jovens mórmons em todo o mundo estão cada vez mais envolvidos na busca de histórias familiares e histórias pessoais de seus familiares.

"Não é coincidência que o FamilySearch e outras ferramentas estão vindo sucessivamente num momento em que os jovens estão tão familiarizados com uma vasta gama de tecnologias de informação e comunicação", disse o Élder David A. Bednar, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos, um dos órgãos de liderança mais elevados da Igreja.

Exemplos dessas ferramentas são Árvore Familiar e Memórias lançado recentemente pelo FamilySearch. O novo recurso de memórias permite aos usuários enviar e gerenciar facilmente fotos de família online e contar suas histórias ancestrais favoritas. Com fotos, os rostos podem ser identificados e ligados aos perfis dos respectivos antepassados ​​na árvore genealógica de um usuário, garantindo que eles estarão acessíveis às gerações futuras. Fotos e histórias também podem ser perfeitamente compartilhadas via Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e -mail.

O casal brasileiro Celso Fernandes Sanches e Cristina Cuellar Fernandes Sanches gostam de contar a seus familiares como ele a convidou para um encontro pela primeira vez: "Eu cheguei até a Cristina e falei "diga sim!" Ela queria saber o motivo desta solicitação antes de dizer o "sim", mas após minha insistência para que falasse, ela, então, disse "sim". Neste momento eu falei "você acaba de aceitar um convite para jantar comigo". No primeiro momento ela ficou muito brava dizendo que isto não era forma de se convidar uma moça para sair. Eu disse a ela que esta era a maneira de convidar de alguém que não queria ouvir um não como resposta", comentou Celso Sanches sorrindo.

Ao relembrar a história de como se conheceram, Cristina mostra fotos de seu casamento, cartas que trocavam durante o namoro e relata como estas lembranças são gratificantes e tão agradáveis de ser relembradas.

Atualmente Celso e Cristina servem como missionários Historiadores da Igreja no Brasil. Além de coletarem histórias pelo país, o casal tem muitas histórias pessoais e de família para compartilhar com seus familiares e gravar nas novas ferramentas do FamilySearch.

Assista ao depoimento do casal Sanches sobre como se conheceram:

 

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.