Comunicado de Imprensa

Representantes de diversas religiões participam de evento inter-religioso promovido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Representantes de diversas religiões, advogados e pessoas de diversos segmentos que lutam em favor da Liberdade Religiosa em São Paulo e outras regiões do Brasil, participaram de evento inter-religioso promovido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como parte da programação do Seminário Nacional de Assuntos Públicos no último dia 14 de março.

Após a oração de abertura, oferecida por Rômulo Freire, diretor do Conselho de Assuntos Públicos Multiestacas de Curitiba, o membro da comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Fábio Ferreira Nascimento leu a declaração oficial de felicitações, proferida pela Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo, publicada no site www.saladeimprensamormon.org.br, e enviada ao Papa Francisco - eleito na mesma semana para liderar a Igreja Católica. "Este é um bom exemplo de respeito às demais crenças e à Liberdade Religiosa", comentou Nascimento.


Um dos oradores, o Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, Dr. Flávio Allegretti de Campos Cooper, contou ao público um pouco a respeito de sua trajetória. "Muitas pessoas valorosas de outras crenças contribuíram na minha formação e me ajudaram a viver minha religião". Na ocasião reconheceu o amigo Petrônio, integrante da Congregação Cristã no Brasil, presente no evento. "Muitas de nossas conversas e experiências juntos fortalecem minha fé". O desembargador concluiu o discurso enfatizando: "Admiramos outras crenças porque tudo isso nos aproxima e vem de Deus".

A palestra do assessor legal do Departamento Jurídico da Igreja, Gregory Clark, defendeu a proposta de Liberdade Religiosa como Responsabilidade Social Corporativa. "O maior objetivo é beneficiar o empregador, que terá assim, funcionários mais satisfeitos e que consequentemente, renderão mais no trabalho", argumentou.

Em seguida, o comentarista convidado, Dr. Cláudio Lembro, ex-governador do Estado de São Paulo (SP), e ex-participante do Simpósio de Direito e Liberdade Religiosa promovido pela BYU – Brigham Young University, falou que esta é a grande novidade a ser explorada pelos defensores da causa - a empresa como instrumento de liberdade religiosa. Compartilhou ainda: "Quero cumprimentar a Igreja, por abrir espaço para ouvir representantes de outras religiões e expressar meu profundo respeito por esta instituição, que tanto luta pela liberdade religiosa. Que possamos estar sempre prontos e dar atenção a pessoas qualificadas como as que nos falaram nesta noite".

Outro momento especial no evento foi a homenagem feita à Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. Dra. Damaris Moura Kuo, presidente da comissão recebeu placa e firmemente comentou: "Devemos continuar vigilantes com relação à liberdade e diversidade religiosa".

Mahesvara Caitanya Das, sacerdote Brâhmana, do Hinduismo e secretário de Assuntos Inter-Religiosos da Fundação Bhaktivedanta ofereceu a oração de encerramento e bênção do alimento. Antes de iniciar a oração, explicou como faria e disse: "Talvez eu seja o primeiro hindu a usar um púlpito de uma capela mórmon. É um prazer para mim estar aqui!”

Alguns dos participantes foram: Dom Marcelo Rezende, Bispo da Igreja Católica Liberal, Gilberto Garcia, membro da Igreja Batista no Rio de Janeiro, Reverendo Christian Lepelletier, vice-presidente da UPF-Brasil, Bispo Sidney de Carvalho Alves, Presidente da Igreja Cristã Apostólica-Jerusalém, Tales Moura, advogado da União Central Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Edgar Lagos, membro do Judaísmo.

Coquetel – durante a confraternização, realizada no salão Cultural da Igreja, os cerca de 100 convidados presentes puderam trocar ideias e compartilhar de crenças comuns. Animados, posaram para fotos a fim de registar o momento.

Texto e fotos: Janete Monteiro Garcia – jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.