Comunicado de Imprensa

Associação Comercial de São Paulo Homenageia Programa Mãos que Ajudam com “Prêmio Marco da Paz”

No ano em que celebra-se os 15 anos do Programa Mãos que Ajudam, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Associação Comercial de São Paulo, homenageia a Igreja e o Programa com o troféu “Marco da Paz". O troféu é alusão ao monumento Marco da Paz, implantado em 1999 no Pátio do Colégio para disseminar a cultura da paz e a união entre os povos; hoje está presente em 20 cidades de oito países.

Para comemorar o Dia Internacional da Paz, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) homenageou, na quarta-feira (21/09) pela manhã, personalidades como as atrizes Nicette Bruno e Eva Wilma e Sérgio Dutra Santos, o Serginho do vôlei, medalha de ouro nos jogos Rio 2016. O secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entre outros homenageados. Cada um recebeu um troféu Marco da Paz durante ato Inter-religioso na sede da ACSP, centro da capital paulista.

Élder Arnaldo Schioser, que serve Missão no Departamento de Assuntos Públicos, recebeu a homenagem durante a cerimônia. O evento contou com a presença de vários formadores de opinião pública. O troféu é alusão ao monumento Marco da Paz, idealizado por Gaetano Brancati Luigi - assessor especial da presidência da ACSP - para disseminar a cultura da paz pelo mundo e a união entre os povos. O primeiro foi erguido em 1999 no Pátio do Colégio, centro da capital paulista. Hoje são 26 monumentos, em 20 cidades de oito países, entre elas Cidade do México, Mendoza (Argentina), Punta del Este (Uruguai) e Xiaolin (China), além de Assisi e Orsomarso, na Itália. “São pessoas que se destacaram na promoção da paz e na realização de trabalhos sociais. Exemplos positivos e que devem ser seguidos por toda a sociedade”, diz Luigi, em referência aos homenageados.

O criador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, ao lado de Serginho, entrega o prêmio para as atrizes Nicete Bruno e Eva Wilma. As atrizes Eva Wilma e Nicete Bruno, outros exemplos de vida e de luta pela paz, também emocionaram os presentes em seus discursos. “Neste momento em que vemos tantos refugiados de guerra procurando acolhimento, precisamos urgentemente nos associar à paz”, afirmou Eva Wilma. “Precisamos de paz, fraternidade, pacificação, segurança. E que haja amor, onde houver desamor”, disse Nicete Bruno.

Pelo seu trabalho pela paz, Gaetano Brancati Luigi foi indicado este ano pela segunda vez (a primeira foi ano passado), ao Prêmio Nobel da Paz.

Réplicas do Marco da paz podem ser apreciadas na China, Argentina, Uruguai, Itália e México. No próximo dia cinco de outubro, Gaetano Brancati Luigi e João Bico de Souza, embaixador do Marco, serão recebidos no Vaticano, pelo Papa Francisco.

Todos os homenageados:

Nicette Bruno e Eva Wilma: atrizes de reconhecido talento, que há anos inspiram jovens e mostram como a arte pode mudar vidas. Atuam juntas atualmente na peça teatral "O que terá Acontecido a Baby Jane?"

Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga: entidade que oferece assistência social e educação a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Coronel Alberto Tamashiro: coronel da Polícia Militar de São Paulo, laureado com a mais alta condecoração da PM. Já chefiou o Centro de Apoio Social da corporação.

Vilma Proença da Fonseca: fundadora do projeto Sarau Paulistano, que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio de literatura, arte e cultura.

Drª Frances de Azevedo: advogada e membro do Conselho Cívico e Cultural da ACSP e criadora do concurso "Poesia pela Paz", realizado nas escolas do estado.

Dr. Washington Luiz Correa: médico nefrologista há 42 anos, que atua em Osasco, atendendo pacientes de baixa renda que fazem tratamento de hemodiálise.

Kibô-no-Iê - Sociedade Beneficente Casa da Esperança: entidade filantrópica que há 53 anos atua no amparo à pessoa com deficiência intelectual.

Mãos que Ajudam: programa da Igreja de Jesus Cristo do Santo dos Últimos Dias que há 15 anos ajuda comunidades por meio de reforma de praças, pintura de colégios e arrecadação de alimentos.

José Renato Nalini: ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual secretário de Estado da Educação de São Paulo.

Sérgio Dutra Santos - Sérgio Escadinha: ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e quatro vezes medalhista olímpico. Símbolo de como o esporte pode ser uma ferramenta de inclusão social.

Colégio Módulo: recebeu o concurso "Poesia pela Paz" em 2016, ajudando a promover a cultura de paz entre os alunos.

Colégio Madre Paula Montalt: recebeu o concurso "Poesia pela Paz" em 2016, ajudando a promover a cultura de paz entre os alunos.

Fonte – Assuntos Públicos Brasil

Fotos - Gustavo Tamashiro (publicadas na fanpage da ACSP), Fábio Nascimento e Nei Garcia

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.