SALA DE IMPRENSA Blog

Ano novo: 15 Metas que todo Membro da Igreja deve ter

Com um novo ano, muitos ao redor do mundo fazem metas que incluem melhorias físicas, intelectuais, emocionais e espirituais.  Essas metas são inspiradas em uma série de fatos pessoais na vida de cada um.

Na Conferência Geral de Outubro de 2014, Elder Quentin L. Cook declarou sabiamente:

Jesus cristo
“Incentivo a todos, jovens e adultos, a reverem suas metas e seus objetivos e a se esforçarem para exercer mais disciplina. Nossa conduta e nossas escolhas diárias devem ser condizentes com nossas metas. Precisamos nos elevar acima da racionalização e das distrações. É especialmente importante que façamos escolhas condizentes com nossos convênios de servir a Jesus Cristo em retidão.”

Algumas metas inspiradas pelos profetas para centrarmos nossa vida em Cristo em 2015:

1.  Avaliar-se honestamente
Conforme queremos melhorar nossas vidas e nos tornar discípulos mais compromissados, precisamos fazer uma constante avaliação que nos ajuda a refocar quando algo nos distrai. Presidente Dieter F. Uchtdorf nos deu uma fórmula para isso quando ensinou que  “Ninguém gosta de admitir quando está se desviando do curso correto. Sempre tentamos evitar uma análise detalhada de nossa alma e um confronto com nossas fraquezas, nossas limitações e nossos medos. Consequentemente, quando paramos para examinar nossa vida, tendemos a vê-la através do filtro do favoritismo, das desculpas e das histórias que contamos a nós mesmos para justificar ações e pensamentos indignos. Mas é essencial que consigamos ver a nós mesmos com clareza em prol de nosso crescimento e bem-estar espiritual. Se nossas fraquezas e ineficiências continuarem ocultas nas sombras, o poder redentor do Salvador não poderá curá-las e transformá-las em forças. Ironicamente, tanto nossa cegueira quanto nossas fraquezas humanas não nos deixarão ver o potencial divino que nosso Pai anseia desenvolver em cada um de nós.  (...) Devemos nos achegar a nosso Pai Eterno com um coração quebrantado e uma mente aberta. Devemos estar dispostos a aprender e a mudar. E veremos o quanto temos a ganhar ao nos comprometermos a viver a vida que o Pai Celestial deseja para nós!”

2.  Evitar a discórdia
No mundo hoje, especialmente nos ambientes virtuais, as pessoas divergem nem sempre de maneira saudável. Elder Dallin H. Oaks ensinou que “Os seguidores de Cristo devem ser exemplos de civilidade. Devemos amar todas as pessoas, ser bons ouvintes e mostrar respeito por suas crenças genuínas. Embora discordemos, não devemos ser desagradáveis. Nossa posição e comunicação em assuntos controversos não devem ser contenciosas. Devemos ser sábios ao explicar e seguir nossos padrões e em exercer nossa influência. Dessa forma, pedimos que os outros não se ofendam com nossas sinceras crenças religiosas e o livre exercício de nossa religião. Incentivamos todos a praticar a Regra de Ouro do Salvador: “Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós” (Mateus 7:12).

3.  Frequentar o templo com propósito
Fazer o compromisso de ser mais assíduo ao templo deve ser uma meta diária. Elder Richard G. Scott disse que “Quando tiver uma recomendação, use-a com frequência. Agende um horário para estar regularmente no templo. Não deixe

campinas mormon temple75
que nada nem ninguém o impeça de estar lá. Enquanto estiver no templo, ouça as palavras das ordenanças, pondere-as, ore a respeito delas e procure compreender seu significado. O templo é um dos melhores lugares para vir a compreender o poder da Expiação de Jesus Cristo. Busque-O ali. Lembre-se de que receberá muitas outras bênçãos ao fornecer seus próprios nomes da família ao templo.”

4.  Cuidar de seu corpo físico
Nosso corpo precisa de tanto cuidado quanto nossa mente e espírito. Elder Jörg Klenbingat falou recentemente que “Alimentar o espírito, porém negligenciar o corpo, que é um templo, geralmente conduz a uma dissonância espiritual e a uma baixa autoestima. Se estiver fora de forma, se não estiver confortável com seu próprio corpo e puder fazer algo a respeito, então faça!”

5.  Aprender mais sobre o Evangelho
Quanto mais aprendemos sobre e conhecemos o Evangelho, mais o viveremos em sua plenitude. Elder M. Russell Ballard ensinou, “o examinarmos as escrituras e as palavras dos apóstolos e profetas antigos e modernos, devemos manter o foco em estudar, viver e amar a doutrina de Cristo. Além de desenvolver o hábito do estudo pessoal das escrituras, precisamos ser como os filhos de Mosias e devotar-nos “a muita oração e jejum”. Aparentemente, essas coisas que não são medidas facilmente são as que têm maior importância. Permaneçam com o foco centrado nas coisas simples e evitem distrair-se.”

6.  Ser um melhor pai ou mãe
As crianças são nosso legado, o futuro da Igreja e do mundo em que vivemos. Elder L. Tom Perry lembrou-nos que “nunca houve um período em muitos anos de vida no qual os filhos de nosso Pai Celestial necessitaram mais da orientação de pais fiéis e devotados. Temos um grande e nobre legado de pais que deram quase tudo o que possuíam para encontrar um lugar em que pudessem criar a família com fé e coragem a fim de que a geração seguinte tivesse melhores oportunidades do que eles tiveram. Devemos encontrar dentro de nós esse mesmo espírito determinado e vencer os desafios que enfrentamos com o mesmo espírito de sacrifício. Devemos instilar nas futuras gerações uma confiança ainda mais forte nos ensinamentos de nosso Senhor e Salvador.”

7.  Melhorar o estudo pessoal das escrituras    
I
sso não só nos ajuda com os desafios de nossa vida mas a melhorarmos em todas as áreas que precisamos. Segundo Elder Richard G. Scott, lembramos que “Não cedam à mentira de Satanás de que vocês não têm tempo de estudar as escrituras. Decidam reservar um tempo para estudá-las. É mais importante banquetear-se com a palavra de Deus a cada dia do que dormir, ir para a escola, trabalhar, assistir a programas de televisão, jogar videogames ou usar a mídia social. Talvez vocês tenham que reorganizar suas prioridades para reservar tempo para o estudo da palavra de Deus. Se tiverem que fazê-lo, façam-no! Há muitas promessas proféticas de bênçãos pelo estudo diário das escrituras.”

8.  Servir todos os dias
Podemos fazer algo de bom a pelo menos uma pessoa todos os dias. Elder Jeffrey R. Holland ensinou que nossa pequena oferta fará a diferença. Ele disse, “ Um repórter uma vez questionou a tarefa inútil de Madre Teresa de Calcutá de socorrer os pobres daquela cidade. Ele disse que, estatisticamente, o que ela estava fazendo era o mesmo que nada. Aquela extraordinária mulher franzina retrucou que seu trabalho tinha a ver com amor, não com estatísticas. Apesar de um número inacreditável de pessoas estar além da sua capacidade de ajudar, ela podia guardar o mandamento de amar a Deus e ao próximo, servindo aos que estavam ao seu alcance com quaisquer recursos que tivesse. “O que fazemos não é mais que uma gota no oceano”, disse ela em outra ocasião. “Mas, se não o fizermos, o oceano ficará com menos uma gota”.”

9.  Nunca parar de progredir
Aprender a ter uma visão clara e a focar nos convênios feitos sem nos desviarmos do caminho, inclui o que ensinou Elder Carlos A. Godoy, quando disse  que “Tomar decisões que podem afetar nossa vida e a das pessoas a quem amamos, sem uma visão mais ampla de suas consequências, pode trazer alguns riscos. Porém, se projetarmos as possíveis consequências dessas decisões para o futuro, poderemos visualizar com mais clareza o melhor caminho a ser tomado no presente. Entender quem somos, por que estamos aqui e o que o Senhor espera de nós nesta vida, vai ajudar-nos a ter essa visão mais ampliada.”

10.  Dedicar-se a orar com todo coração, mente e força
Quando oramos e ensinamos nossos filhos a orar com fé, isso tem o poder de beneficiar cada aspecto da vida. Elder Richard G. Scott ensinou: “Decida conversar com seu Pai Celestial com frequência. Reserve tempo todos os dias para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com Ele. Conte a Ele tudo o que preocupa você. Ele está interessado nas coisas mais importantes, bem como nos aspectos mais corriqueiros de sua vida. Compartilhe com Ele toda a sua gama de sentimentos e experiências. Como Ele respeita seu arbítrio, o Pai Celestial jamais vai obrigá-lo a orar a Ele. Mas, ao exercer esse arbítrio e incluir o Senhor em todos os aspectos de sua vida cotidiana, seu coração vai começar a encher-se de paz, regozijante paz. Essa paz vai concentrar uma luz eterna em suas dificuldades. Vai ajudá-lo a lidar com aqueles desafios a partir de uma perspectiva eterna.”

11.  Aumentar as ofertas
Ofertas de jejum, fundo missionário e outros beneficiam pessoas em nossas próprias Alas e Estacas e ao redor de todo o mundo. Elder Jeffrey R. Holland nos pediu, “Valorizem esse privilégio sagrado, pelo menos uma vez por mês, e sejam tão generosos quanto possível em suas ofertas de jejum e outras contribuições humanitárias, educacionais e missionárias. Prometo que Deus será generoso com vocês e os que encontrarem alívio por seu intermédio os chamarão bem-aventurados.”

12.  Arrepender-se prontamente a todo instante
Um ensinamento importante e urgente para encontrar a felicidade conforme o Plano do Pai para nossa vida, como ensinou Elder Jörg Klenbingat, “Como a Expiação de Jesus Cristo é algo muito prático, você deve aplicá-la generosamente o tempo todo, porque ela nunca se esgota. Abrace a Expiação de Jesus Cristo e o arrependimento como coisas a serem aceitas com alegria e aplicadas diariamente, seguindo a prescrição do Grande Médico. Estabeleça a atitude de arrepender-se de modo contínuo, alegre e regozijante, fazendo disso seu estilo de vida preferido. Ao fazer isso, tome cuidado com a tentação de procrastinar e não espere que o mundo o elogie por isso. Tenha os olhos fitos no Salvador, preocupe-se mais com o que Ele pensa a seu respeito e deixe as consequências ocorrerem. A confiança espiritual aumenta quando você voluntária e alegremente se arrepende dos pecados, tanto dos pequenos quanto dos grandes, em tempo real, aplicando a Expiação de Jesus Cristo.”

13.  Perdoar instantaneamente
Todos temos problemas diários. Note que as pessoas mais felizes não estão livres deles, mas aprenderam a escolher suas batalhas com sabedoria e a perdoar prontamente, livrando-se de fardos que exterminam com a alegria de viver. Elder Jörg Klenbingat também ensinou sobre isso dizendo, “Perdoe a todos, a tudo, o tempo todo, ou pelo menos se esforce por fazê-lo, permitindo assim o perdão em sua própria vida. Não guarde ressentimento, não se ofenda com facilidade, perdoe e esqueça rapidamente, e jamais pense que está isento desse mandamento.A confiança espiritual aumenta quando você está ciente de que o Senhor sabe que você não guarda rancor em relação a outra alma.”

14.  Ser assíduo em relação à Noite Familiar
Elder Richard G. Scott declarou, “Tomem cuidado para não fazer de sua noite familiar um mero apêndice de menor importância de um dia atarefado. Decidam que na noite da segunda-feira sua família estará reunida em casa à noite. Não

family 396160 wallpaper
deixem que as exigências do emprego, os esportes, as atividades extracurriculares, os trabalhos de casa ou qualquer outra coisa se torne mais importante do que esse tempo que vocês passam juntos em casa com a família. A estrutura de sua noite familiar não é tão importante quanto o tempo investido. O evangelho deve ser ensinado tanto formal quanto informalmente. Façam dela uma experiência significativa para cada membro da família. A noite familiar é um momento precioso para prestar testemunho num ambiente seguro; para aprender a ensinar, a planejar e a organizar; para fortalecer vínculos familiares; para desenvolver tradições de família; para conversar uns com os outros; e, mais importante, para divertir-se muito juntos!”

15.  Ser um fiel representante de Jesus Cristo
As melhores e mais necessárias metas que podemos fazer sempre nos aproximam de Jesus Cristo. Como ensinou nosso profeta, Presidente Thomas S. Monson, “Ao nos esforçarmos para colocar Cristo no centro de nossa vida, aprendendo Suas palavras, seguindo Seus ensinamentos e andando em Suas veredas, Ele prometeu compartilhar conosco a vida eterna pela qual Ele morreu. Não há um fim mais elevado do que este: decidir aceitar Sua disciplina, tornarmo-nos Seus discípulos e fazer Sua obra ao longo de nossa vida. Nada mais, nenhuma outra escolha que fazemos, pode fazer de nós o que Ele pode.”

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.