Itajai1.jpg
Comunicado de Imprensa

A Igreja de Jesus Cristo celebra 20 anos de “A Família: Proclamação ao Mundo” com o "I Prêmio Valores Familiares"

Cerca de 800 pessoas e instituições foram homenageados em todo o Brasil

“Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade.”, foi assim que há 20 anos, em 23 de setembro de 1995 – A Proclamação ao Mundo – A Família – foi concluída pelo, então, Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, presidente Gordon B. Hinckley.

Ao lembrar desta data histórica, na última quarta-feira, dia 23 de setembro, em todo o Brasil, pela primeira vez na história da Igreja no país, centenas de representantes da sociedade entre políticos, empresários, religiosos, defesensores da Liberdade Religiosa, jornalistas, líderes comunitários, representantes de instituições e outros – foram homenageados e receberam o “I Prêmio Valores Familiares 2015” – por suas distintas e honoríficas iniciativas em favor do fortalecimento familiar. Foram mais de 120 eventos e cerca de 800 homenageados nesse evento nacional.  

No Rio de Janeiro as homenagens ocorreram no Salão Nobre – Palácio Pedro Ernesto – Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Os homegeados receberam os reconhecimentos dividos em categorias. Por exemplo, o promotor Sávio Bittencourt e Bárbara Toledo foi lembrado na categoria Iniciativas Familiares no Incentivo a Adoção. O promotor é pai adotivo de duas crianças e fundador da ONG Quintal de Ana. Sávio Bittencourt é autor dos livros “Manual do Pai Adotivo”, “A Nova Lei de Adoção” e “Revolução do Afeto”. Outra categoria foi lembrada foi, A Religião em Defesa da Família. Neste tema, o nome reconhecido foi o do Cardeal Dom Orani Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro, na ocasião representado pelo Diácono Nelson Águia. O diácono estava bem emocionado e comentou em seu discurso: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias marca aqui hoje uma estaca no apoio à Família. A Igreja foi uma das surpresas mais gratas que tive o prazer de conhecer este ano." – vale lembrar que em julho, o diácono participou do projeto Mãos que Ajudam a Promover e Defender a Liberdade Religiosa. Um coral celebrou a noite com músicas inspiradoras. Na cidade o evento homenageou seis pessoas.

Em Campinas, a celebração também foi levada a efeito nas dependências da Câmara Municipal. Na oportunidade, além de reconhecer os esforços de pessoas que desenvolvem relevante trabalho junto à família foram premiados também jovens de escolas parceiras que participaram de um “concurso de redações” sobre a família. Nesta ocasião o presidente Joaquim Alexandre Silva, Estaca Campinas Campos Elíseos, ofereceu aos alunos que participaram do concurso de redação o referente prêmio. Já o Presidente Mário Klingler, conselheiro da Estaca Castelo, conduziu uma apresentação musical para abrilhantar a premiação. E o presidnete Wilson Takaki, da Estaca Campinas, efetuou a entrega dos prêmios aos homenageados, entre eles: Marcelo José Simões – Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Cruz Azul Campinas; Elaine Cristine Kiefer Guerra – Diretora do Dep. de Atendimento ao Usuário da Saúde de Valinhos; Fábio Henrique Prado de Toledo – Juiz de Direito em Campinas. Todos os homenageados tiveram oportunidade de dirigir a palavra aos presentes, agradecendo a Igreja pela homenagem e principalmente pelo valor que se dá a família. Também estiveram presentes o vereador Vinicius Gratti e o desembargador do TRT 15ª, Flávio Cooper. O presidente Samuel Batista de Oliveira, da Estaca Campinas Flamboyant, compartilhou uma mensagem de valorização à família.

Ao longo dos eventos realizados nos quatro cantos do país, foi fácil perceber a emoção tomando conta dos homenageados, familiares, amigos e convidados. Na região do Caxingui, em São Paulo, cidade que simultaneamente contou com vários eventos, uma das homenagedas foi a educadora e diretora Dona Daise Maria Lazarini Ferreira. Ela e alguns de seus amigos professores que estavam presentes – ficaram emocionados. Dona Daise veio para São Paulo em 1965 e graduou-se em magistério, pedagogia, psicologia e estudos sociais. Como educadora, ela sempre defendeu a família e, durante os 25 anos que serviu como diretora da Escola Estadual Professor Andronico de Mello, pregou que o bom relacionamento familiar na escola, é fundamental na aprendizagem. Já Dra. Damaris Kuo, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, advogada e Presidente da Comissão de Direito de e Liberdade Religiosa da OAB/SP – que recebeu a honraria na mesma reunião, emocionada, lembrou de sua família: “Sou de Vitória da Conquista, na Bahia – e devo tudo aos meus pais. Minha família é tudo”. No dia seguinte, ainda por email comentou: “Eu gostaria de mais uma vez, fazer o meu agradecimento pela noite de ontem. Foi maravilhoso estar com vocês ! Obrigada pela receptividade e carinho com que me tratam. Obrigada pelo prêmio, que vai ficar guardado no meu coração. Parabéns por preservar um bem extraordinário que é a família. Conte comigo sempre”. Ainda em São Paulo, na região do Campo Limpo, a Rádio Sud FM fez cobertura do evento, ao vivo.

A organização dessas reuniões, homenagens e eventos foi conduzida pelos conselhos de assuntos públicos em níveis de conselho de coordenação e estacas – sempre sob a direção e seguindo as diretrizes dos líderes eclesiásticos da Igreja de Jesus Cristo. A ideia dessa iniciativa foi de reconhecer e agradecer os esforços, atitudes e ações que diversos grupos da sociedade realizam em favor do relacionamento entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos e irmãs, avós e netos, etc. O Projeto não teve cunho “Ecumênico”, mas sim, de promover e reconhecer a Família – como Unidade Fundamental da Sociedade.
         
O presidente Denelson Silva, da Estaca São Paulo, na manhã do dia seguinte agradeceu a todos: “Parabéns a todos os envolvidos !  A vossa dedicação e fé demonstraram de maneira bem clara, o potencial divino que todos nós temos de sempre fazer mais e melhor”. Esse espírito de agradecimento é o mesmo que regeu as demais solenidades.

Na região Sul, as cerimônias ocorreram nos três estados e em diversas cidades. No Rio Grande do Sul, municípios como Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Passo Fundo, Santa Cruz, Novo Hamburgo, Viamão e dezenas de outras cidades participaram ativamente desta iniciativa nacional. Em Canoas, alguns dos homenageados foram:  a jornalista Paola Vernareccia – dedicada à família;  o Deputado Estadual Maurício Dziedricki – que atua na busca do fortalecimento familiar, o Vereador Waldir Canal,  de Porto Alegre, o Gerente Regional da Legião da Boa Vontatde – LBV; José Antônio Cazorla e Maria de Lurdes Cazorla - casal católico que trabalha no fortalecimento das famílias e fazem parte das equipes de Nossa Senhora para casais em Viamão.

Em Passo Fundo, foram mais sete homenagens, entre eles, Dr. Mário Luiz Vieira, Delegado de Policia Federal; Fernando Carlos Bicca, Tenente Coronel da Brigada Militar;  Dr. Atila Barreto Refosco, Juiz de Direito da Vara de Família e Juiz Coordenador de Mediação Familiar e o Prefeito Municipal de Passo Fundo, Luciano Palma de Azevedo entre outros. Fato curioso ocorreu que no dia seguinte ao receber o prêmio. Em seu perfil nas redes sociais – no facebook – o prefeitopublicou:
“Junto com outras pessoas da comunidade, fui homenageado na noite da quarta-feira pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), pela implantação dos programas "Uma criança, uma árvore" e "Meu bebê, meu tesouro". E ainda criou a hashtag: ‪#‎agradecimento. Em Gravataí, Cristiane Grahl, uma das coordenadoras do evento mencionou : “Foi emocionante a homenagem ao Ex-Prefeito de Gravataí, Acimar Silva. Ele faleceu e sua família recebeu a homenagem em seu lugar. Lindo depoimento de seu filho.”

Na região de Santa Cruz as homenagens foram realizadas para profissionais de vários veículos de comunicação. Todos estes jornais abrem um espaço semanal para a publicação de mensagens para o fortalecimento das famílias. Destacamos: André LuisJungblut, Diretor Presidente do Grupo Gazeta do Sul; Romeu Inácio Neumann, Diretor de Conteúdo do Grupo Gazeta do Sul; Dom Canisio Klaus, Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul; Dogival Duarte, Diretor Geral do Grupo Santa Cruz de Comunicação da Igreja Católica do Jornal Diário Regional; André Felipe Dreher, Diretor - Editora Dheher Ltda do Jornal Rio Vale Jornal e Antonio Carlos dos Santos Madeira, Diretor do Jornal Nossos Valle’s. Já em Novo Hamburgo a premiação ocorrerá no dia 4 de novembro quando vários líderes religiosos serão lembrados, entre eles: Adalmir Wachcholz, Pastor Evangélico Igreja Luterana do Brasil; Araci Huff  Freitas, Supervisora Doutrinaria SEICHO NO EI do Brasil; Julio Cesar Adam, Advogado OAB e Pastor Igreja Confissão Luterana; Don Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo; Liziane Bayer, Deputada estadual e Pastora da Igreja da Graça de Deus e Jerry Matos, Líder religioso, Testemunha de Jeová.

Em Canoas, a Freira Ana Garaffa, que é da Congregação Sagrado Coração de Maria de Esteio, recebeu a honraria. Ela tem 88 anos e trabalha sozinha em uma instituição que ela mesma abriu. Com doações, construiu um prédio que hoje atende mais de 70 famílias da periferia de Esteio, além de servir diariamente mais de 20 refeições para moradores de rua e ajudá-los com doações de roupas.

Em Santa Catarina, na região do Vale do Itajaí e Joinville as homenagens foram diversas. Em Joinville, mais de 230 pessoas estiveram presentes, dentre eles o Sr. Fábio Luís de Oliveira, secretário de Assistência Social. Os homenageados ficaram sensibilizados com toda a cerimônia e disseram palavras de agradecimento muito edificantes. O Padre Luís Facchini agradeceu muito a Igreja pela maravilhosa iniciativa e disse: “Estou honrado com as escolhas dos homenageados, pois representam muito bem a cidade”. O Sargento ficou muito grato e salientou: “Nunca somos homenageados em nada pela sociedade, somente nos criticam, estamos muito felizes pelo reconhecimento, pois a Polícia Militar faz muitos trabalhos de prevenções”. O Sr. Paulo, Voluntário do Lar de Idosas da Vila Vicentina, enfatizou sobre o amor: “Os pais devem sempre dizer aos filhos que os amam”.

Também nas redes sociais a Sra. Mery Paul, Presidente e fundadora do “Mutirão do Amor” postou : “Os homenageados com suas famílias e amigos voluntários, foram recebidos com extrema cortesia pelos organizadores deste evento tão especial. Orações, apresentação do Coral Lírico, número musical pela família Miranda, número musical de violino e piano, histórico de cada homenageado que receberam um Diploma, um quadro com mensagem para a Família e um troféu, tudo transcorreu perfeitamente, com efusivos abraços de felicitações. Foi uma noite inesquecível, emocionante e feliz. Agradeço às minhas companheiras e aos casais que estiveram comigo para este momento tão solene.” A cerimônia contou com belíssimas músicas, do famoso coral da Sociedade Lírica, fundado em 1922.

Em Itajaí, os homenageados ficaram impressionados com a organização e com o doce espírito da noite. Entre os premiados estavam o Deputado Estadual Ismael dos Santos; o Vereador Maurílio Moraes; o Sr. Paulo Cesar Oliveira, da TV Panorama; o Sr. Luis Augusto Prates da Costa, da Pró Vida, a Srª. Alice Regina Barbetta, do Projeto Brasil Esperança, representada por sua filha, a jornalista Daniella Barbetta Mette e o Frei Flávio dos Santos, da Paróquia São Domingos de Gusmão. Estavam presentes a Vereadora Susi Belini, que representou a Câmara dos Vereadores de Itajaí, além de representantes da Ordem dos Advogados de Navegantes. A TV Brasil Esperança fez a cobertura do evento.

Na capital paranaense, Curitiba, a primeira-dama, Márcia Fruet, foi uma das homenageadas. Ao logo dos últimos anos, ela se tornou uma amiga da Igreja devido às diversas ações de Ajuda Humanitária e Mãos que Ajudam na região. Um momento marcante da celebração ocorreu quando o coral da estaca, coral da Primária e coral das crianças de uma entidade homenageada, se apresentaram juntos. Mais de 600 pessoas estavam presentes na cerimônia.

Em todo o Brasil, o programa foi desenvolvido por amigos e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ao longo dos últimos meses, em cada região, os coordenadores mobilizaram-se e organizaram-se para que nesse dia, essas mais de 800 pessoas fossem lembradas e agraciadas com esse reconhecimento público.

Na região nordeste, o trabalho ocorreu em todos os estados. Em Alagoas alguns dos premiados foram o Sr. Leonardo Dias; catequista e membro da Comissão de Ideologia de Gênero da Arquidiocese de Maceió, o ex-vereador Carlos Ronalsa, Católico, que dedica boa parte de seu trabalho para atender os segmentos religiosos da capital; Marta de Santa Maria; responsável pela Casa dos Pobres. O abrigo de longa permanência pertencente à Arquidiocese de Maceió, acolhe idosos abandonados pelas famílias, solitários e sem moradia. Este Lar tem como finalidade primordial proporcionar paz interior, descanso e bem-estar a todos os seus moradores nesta sua etapa de vida; o ex-secretário da Paz, o sociólogo Adalberon Sá Júnior, foi um dos homenageados pela elaboração do projeto Acolha Seu Filho Antes que as Drogas o Adotem. Já o oncologista Urânio Paiva Ferro foi lembrado pelas diversas ações em defesa da Saúde das famílias. Elias Ferreira, radialista da Rádio CBN, foi pleiteado pelo Projeto Amor 21 e Judson Cabral pelo seu incansável trabalho contra o aborto em volta do estado de Alagoas.

Nas redes sociais o ex-vereador conhecido como Dudu Ronalsa publicou: “Boa tarde! Ontem tive o prazer de receber o Prêmio Valores Familiares pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ao lado do meu amigo Leonardo Dias e a Casa dos Pobres. Gostaria de agradecer a homenagem e dizer que me sinto honrado. Muito obrigado!”

Em Fortaleza, as homenagens e cerimônias foram marcantes. Foram 24 homenageados em dois eventos distintos. O casal Antônio Eudes OLiveira de Araújo e Maria Leorne Aguiar Araújo, que são membros da Igreja Católica e que são lideres e coordenadores do conselho de paróquias e  acompanham eventos que tem como objetivo debater as situações de relacionamentos conjugais e ministram palestras para jovens, pais e filhos a ainda atuam na defesa do cristianismo através do fortalecimento dos valores familiares expressam seus sentimentos: “Ficamos honrados com o prêmio, que inicia nossa celebração, pois amanhã completamos 27 anos de casamento”. Outra homenageada da noite foi a Casa Família Maria Mãe da Ternura, instituição que tem como objetivo promover e proteger os direitos de meninas de zero a sete anos de idade em situação de risco através do acolhimento institucional para a assistência integral. A Freira que representou a entidade mencionou que há cinco anos recebe auxílio dos voluntários Mãos que Ajudam, e isso tem feito a diferença.

Em Teresina as homenagens contaram com a cobertura do Jornal Meio Norte – principal veículo de comunicação impressa do estado (Veja em anexo) . Em Minas, também a mídia deu cobertura ao evento realizado em Sete Lagoas. (Veja em anexo) Em Juiz de Fora, ao mesmo tempo que a Igreja homenageou – com grata surpresa, durante o Prêmio Valores Familiares, o Movimento Familiar Cristão (MFC), realizou uma homenagem para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pelo projeto Mãos que Ajudam realizado no dia 25 de Julho. O diretor da instituição, Sr. Roni Tebas entregou para o Presidente Pierre Portes uma placa e disse, "Somos gratos a vocês de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, vocês nos mostraram solidariedade e sei que somos irmãos, vocês tem nosso agradecimento e admiração." Apenas para recordar, no dia 25 de julho,  através do programa Mãos que Ajudam, membros e amigos da Igreja realizaram a reforma da recepção e frente do prédio do Movimento Familiar Cristão.

Em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá os eventos foram marcados com grande presença de público e cobertura de mídia. Em Goiânia, as famílias que compareceram na outorga do Prêmio Valores Familiares, além de terem sido nutridas com a boa palavra, receberam uma cópia de foto estilizada, como lembrança do evento. Agora, muitos compartilham suas fotos em suas páginas nas mídias sociais.  

Na Capital Federal, Brasília, ao som de um coral de crianças, foram homenageados pessoas de diferentes crenças, ideologias e instituição filantrópicas. Entre eles, um padre Católico, um pastor da Assembleia de Deus, uma diretora de creche e um Desembargador e sua esposa, que trabalham para melhorar a vida de famílias em todo o Distrito Federal. No Tocantins, em Palmas, foi homenageado um pastor da Igreja Assembléia de Deus e Deputado Estadual Eli Dias, pessoa voltada integralmente a defender os valores da Família, Igreja e Escola.

No norte, por exemplo, em Manaus e Macapá as homenagens tiveram grande êxito. O calor equatorial não foi sentido apenas fisicamente, mas sim no coração aquecido de todos os participantes. Com detalhes muito bem organizados, todos voltaram para suas casas agradecidos.

Na conclusão de tantos eventos e cerimônias, por todo o país, o que pode-se afirmar é que nesta noite mais de mil amizades foram criadas e fortalecidas e que a Instituição – A Família – no mesmo momento e em mais de cem eventos foi celebrada como a unidade fundamental da sociedade.

Cobertura de Mídia

Fortaleza - TV Diário

Campo Grande – Correio do Estado  -  A Crítica  -  Câmara MS

Maceió - Tribuna Hoje

Porto Alegre - LBV

Fontes  – Adriana Sarmento e Cristiane Grahl, Porto Alegre; Ruth Melo, Maceió; Marcelo Gall, Manaus; Laura Bastos, Itajaí; Ieda, Joiville; Nathan Sudério, Rio de Janeiro; Hidal Rodrigues e Ivan Almeida, Forteleza; Brenda Patelli, Campo Grande; Ednílson Godoy, Campinas; Paulo Leão, Curitiba;
Carmem Matias, Goiânia; Thiara Moreira, Cuiabá; Kleber Sainz, Macapá; Julio Sou za e Zene Rios, Salvador;  Marcio Patelli, Juiz de Fora; Suemy Freitas, Brasília, Sávio Carvalho, Teresina e diversos diretores de assuntos públicos de estacas.

Fotos - Angela Serra – Campinas; Marcelo Todaro – Vale do Itajai; Nei Garcia – Escritório Assuntos Públicos; Thiara Moreira, Cuiabá - entre diversos outros.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.