Comunicado de Imprensa

1º Seminário Sobre Ética nos Negócios e no Direito aconteceu em São Paulo

No domingo, 03 de Dezembro da 2017, a J. Reuben Clark Law Society - Capítulo São Paulo e a Brigham Young University Management Society Brasil, realizaram o 1º Seminário sobre Ética nos Negócios e no Direito, na capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ao lado do Templo de São Paulo.

Mais de 350 pessoas compareceram no evento, que teve como palestrantes o CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson e o Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Sale Jr., ambos membros da Igreja de Jesus Cristo.

 

O evento iniciou-se com uma breve apresentação sobre a J. Reuben Clark Law Society. Os operadores do Direito presentes foram convidados a ingressar na associação, que tem como bandeira a defesa da ética e dos valores religiosos, bem como a realização de serviço jurídico pro bono (gratuito) aos necessitados.

Rodrigo Ribeiro, presidente do capítulo São Paulo da Brigham Young Management Society, também explicou brevemente sobre a associação que visa desenvolver carreiras, defender a ética nos negócios e servir a comunidade. Ele convidou os interessados a filiarem-se.

O primeiro palestrante, John Rodgerson, que se tornou o executivo à frente da da Azul em 2017, afirmou que a ética é vital para os negócios. Contou sobre o começo da companhia área no Brasil, e das dificuldades que surgiram devido à crise financeira, mas que por meio de trabalho árduo, dedicação e integridade, tornaram-se uma empresa de sucesso. “É preciso trabalhar mais que os preguiçosos”, afirmou categoricamente. Esse trabalho, porém, não pode deixar os princípios éticos de lado. “É melhor perder tudo, do que atingir algo com a mentira”, finalizou.

O desembargador Ricardo Sale Jr explicou didaticamente a conceituação de ética, e a diferença entre ética e moral. Depois contou um pouco sobre sua carreira. Ensinou ainda que os fins não justificam os meios, e que é preciso agir com honestidade e probidade em todas as situações.

Após as apresentações, Paulo Loureiro (Diretor da Brigham Young University Management Society - BYU MS) conduziu um debate, com base em perguntas feitas pela platéia. Uma das perguntas foi se é ou não possível ter uma empresa grande 100% ética, pelo que o CEO da Azul respondeu que "não, não há como fiscalizar a todos em uma grande empresa, mas os desvios éticos devem ser imediatamente reconhecidos e combatidos”. Ele disse que não somos perfeitos, mas temos a obrigação de nos aperfeiçoar a cada dia."

O desembargador Sale Jr respondeu uma questão sobre a ética na política. Ele disse que é preciso que os brasileiros se interessem mais pelos assuntos políticos, e que votem com consciência - e que após votarem, acompanhem seus representantes. “A mudança que desejamos deve começar primeiro em nós” afirmou.

Saiba mais sobre a J. Reuben Clark Law Society em www.jrcls.org e no facebook.

Saiba mais sobre a Brigham Young University Management Society em https://byums.org/.

Texto: Lucas Guerreiro - Historiador do Capítulo São Paulo da J. Reuben Clark Law Society

Fotos: Márcio Galhardo (Diretor de Publicidade do Capítulo São Paulo da J. Reuben Clark Law Society) e Lucas Guerreiro.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.