Recurso Adicional

Élder Ronald A. Rasband: Preparado para uma Vida de Serviço

Após o chamado para servir como um apóstolo de Jesus Cristo, feito esta semana pelo Presidente da Igreja Thomas S. Monson, o Élder Ronald A. Rasband declarou que, naquela noite,  uma escritura do Novo Testamento veio à sua mente, ao ponderar e orar sobre a nova designação. "Não me escolhestes vós a mim, porém eu vos escolhi a vós, e vos designei" (João 15:16).

“Tive uma impressão espiritual de que não houvera nisso qualquer motivação política, eleitoral, baseada no voto ou no meu desejo pessoal. Foi uma decisão do Senhor e... era isso que eu precisava entender e receber uma confirmação, conforme disse-me o Presidente Monson. A irmã Rasband e eu recebemos esse [testemunho] em nossa primeira oração, exatamente por meio desse versículo, ele disse.

Por ter sido o primeiro dos três apóstolos a receber o chamado, seu lugar no Quórum dos Doze refletirá essa posição. A ordem dos membros do Conselho é baseada em seu tempo no quórum, e não na sua idade.

Tendo nascido em Salt Lake City, Utah em 6 de fevereiro de 1951, Élder Rasband afirma que as escrituras foram uma fonte de orientação pessoal para ele, ao longo da sua vida. Aos 19 anos recebeu seu chamado missionário. Esperava ser chamado para a Alemanha, onde seu irmão e seu pai já haviam servido. Ao decidir abrir a carta  sozinho, ficou surpreso ao saber que iria servir na missão dos Estados do Leste, sediada na cidade de Nova York.

"Por fim, decidi que precisava obter um testemunho disso ou então estaria em uma situação  de muita tristeza. Ajoelhei-me ao lado da minha cama e orei. Visualizam um jovem de apenas 19 anos; Não tinha muita vivência com as Escrituras, mas consultando  Doutrina e Convênios, abri na seção 100 e comecei a ler.

'Portanto, segui-me e dai ouvidos ao conselho que vos darei. ... e uma porta eficaz abrir-se-á nas regiões circunvizinhas nesta região leste. ... Portanto, em verdade vos digo: Clamai a este povo' (D&C 100:2-3,5)

"Deparei-me com um testemunho que não apenas me trouxe grande entusiasmo com o chamado, mas também me fez saber exatamente onde o Senhor queria que eu estivesse. E no mesmo instante passei da decepção para a alegria sobre meu chamado".

Em 1973 casou-se com Melanie Twitchell. São pais de cinco filhos, todos casados, e tem 24 netos. Élder Rasband  oferece à sua companheira de mais de quarenta anos o crédito pela pessoa que ele é hoje.

"Minha esposa me trata como o barro do oleiro, moldando-me de modo a fazer a diferença,” disse. "Ela sabe quando trazer-me de volta, diminuir meu ritmo e fazer a coisa certa. Foi a influência espiritual dela que me conduziu não somente a esse chamado tão belo e único, como também a todas as coisas espirituais que pude realizar. Ela ajudou-me a manter a minha fundação espiritual".

De longa data ele é conhecido como um empresário de sucesso, tendo assumido a presidência operacional da Huntsman Chemical Corporation em 1987. Ele considera essa experiência um fator que contribuiu para a eficácia no seu trabalho da Igreja e na vida pessoal. "Aprendi que as pessoas são o bem mais importante. Descobri que se você cuidar bem das pessoas, elas cuidarão bem de você. Adquiri inúmeras habilidades de liderança através das pessoas com quem me relacionei como autoridade geral."

Seu serviço na Igreja foi amplo: bispo; presidente de missão; supervisor das áreas América do Norte Oeste, Noroeste e três áreas de Utah; conselheiro na presidência da Área Europa Central; diretor executivo do Departamento do Templo; membro do Primeiro Quórum dos Setenta desde abril de 2000 e presidente sênior do Quórum dos Setenta desde abril de 2009.

"O chamado  que mais me fez estar ajoelhado ... foi o de presidente de missão," disse ele. Com sua esposa, supervisionou centenas de missionários na área de Nova York. "Minha avaliação é de que não importa onde você trabalhou, nem o tipo de ocupação que exerceu na vida. Não há nada que possa prepará-lo ou mesmo chegar perto de estar preparado para ser um presidente de missão e um companheiro. Foi por isso que aprendi a confiar nas Escrituras."

"Aprendi a confiar no Senhor. Estive de joelhos nesse chamado mais do que em qualquer outro na minha vida”, continuou. "Estive em situações nas quais não tinha nenhuma experiência sobre como lidar com elas, quando então o Senhor falou-me através do Espírito Santo,  e  soube assim o que devia fazer. Então, comecei a compreender e a aprender sobre o poder de  dependermos espiritualmente de uma fonte superior."

Nos últimos 15 anos, as várias designações como autoridade geral proporcionaram muitas oportunidades de conhecer os membros da Igreja em todo o mundo. "Uma das grandes alegrias sobre esta nova designação é nosso amor profundo pelos Santos. Minha esposa costuma usar uma frase pitoresca. Quando retornamos dessas viagens e alguém nos pergunta ‘Deu para ir com os santos em alguns pontos turísticos? ’ ela responde prontamente ‘Não, não deu, mas acompanhamos os santos em muitos pontos escriturísticos'.

"Onde quer que tenhamos estado no mundo, pudemos amar os Santos dos Últimos Dias", disse ele. "Regozijamo-nos com eles. Choramos com eles. Celebramos com eles. Abençoamos a cada um eles. Acabamos de passar por  experiências que agora fazem parte do tecido da nossa vida. Conhecemos muitos santos maravilhosos".

Como uma testemunha especial de Cristo,  servindo como um apóstolo, o Élder Rasband disse, "Sempre me lembro de ter acreditado em Jesus Cristo. Eu O amo desde que aprendi sobre Ele nos joelhos de minha mãe, que me lia as escrituras e contava as histórias sobre Ele. Assim fui edificado no Senhor. Sempre O amei. Sempre tive um desejo de servi-Lo. Amo o meu Senhor; Sei que ele é o filho do Deus vivente, é Jesus o Cristo. Nesse momento, está além de minhas palavras poder externar a honra de ter sido chamado a servir, mas dedicarei o meu tempo, meus talentos e tudo o que tenho agora, até meu último dia. Tenho o compromisso de assim agir. Sinto-me honrado por isso".

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.