Recurso Adicional

Élder Dale G. Renlund: Um Coração Compreensivo

Com os olhos cheios de lágrimas, o Élder Dale G. Renlund descreve um legado familiar de fé e esperança, construído sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo, que trouxe amparo e inspiração durante toda a sua vida. Os dois ramos familiares de seus avós nórdicos foram "convertidos instantaneamente" ao evangelho em 1912, quando ouviram a mensagem dos missionários mórmons e então se sacrificaram muito por sua nova fé. Esse padrão continuou com seus pais, que imigraram para os Estados Unidos na década de 1940, o que lhes permitiu casarem-se em um templo mórmon. "Esse é o tipo de fé que habita em minha família. Isso me traz motivação? Sem dúvida".

Na terça-feira, dia 29 de setembro, o Élder Renlund recebeu uma ligação completamente inesperada do escritório da primeira Presidência, pedido que viesse até a Sala do Conselho Norte, no edifício da administração de igreja. "Eu não sabia onde era a Sala do Conselho Norte," contou rindo. Lá foi recebido pelo Presidente Thomas S. Monson e seus dois conselheiros. O que se seguiu foi uma reunião muito breve, onde o Presidente Monson declarou "Irmão Renlund, nós o chamamos para servir como um membro do Quórum dos Doze Apóstolos".

O Élder Renlund viu-se imediatamente sem palavras. Sendo um médico aposentado, ele descreveu a cena: "Estive em dúvida se meu diagnóstico seria de paralisia ou de imobilidade crônica”.  Mas com humildade conseguiu aceitar a missão e depois de voltar ao seu escritório, contou ele "fechei a porta e caí de joelhos".

A reação de sua esposa, Ruth Lybbert Renlund, com quem se casou  em 1977, foi uma fonte de grande força para ele. "Ela ficou muito emocionada. Quando telefonei para casa, sua vida também mudou completamente." Nas horas que se seguiram, oraram juntos e assim receberam um testemunho  de que "Deus está no comando".

Esta não foi a primeira vez que um chamado mudou a condução de suas vidas. "Quando fui chamado como autoridade geral, designado para servir na Presidência da Área África Sudeste, ela fez o maior sacrifício". Ruth Renlund deixou seu lugar como presidente do  escritório de advocacia e outras posições em diversos conselhos importantes para servir com ele na África. "Fomos enviados para lá e recebemos a orientação sobre o que realmente importava para guiar os Santos."

Élder Renlund conta a história de uma reunião de domingo no Congo Central quando ele perguntou aos membros repetidas vezes quais desafios estavam enfrentando, e como ele poderia ajudá-los. Depois de perguntar pela terceira vez, um senhor idoso levantou-se e disse: 'Élder Renlund, como podemos ter quaisquer desafios? Temos o Evangelho de Jesus Cristo'. " O profundo amor do Élder Renlund por esse povo é evidente, em seu relato emocionado dessa história. "Quando eu crescer, quero ser como esses Santos de Kananga, que rogam por alimento todos os dias, agradecem todos os dias pelo alimento, e são gratos por suas famílias. Mesmo não tendo nada, eles tudo têm".

Para o Élder Renlund sua família é preciosa. Quando estava cursando medicina, como residente interno no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, a irmã Renlund desenvolveu câncer de ovário. Com sua filhinha Ashley, de apenas 16 meses,  "não tinham ideia de como iriam cuidar dela," contou Élder Renlund. "Eu estava sofrendo, e parecia que minhas orações não estavam indo para o alto".  Na noite em que trouxe Ruth para casa do hospital, chegou a hora de orarem juntos, "mas ela estava fraca demais para se ajoelhar". Em dúvida sobre como iriam conduzir a oração, ele perguntou se a irmã Renlund conseguiria orar. "Suas primeiras palavras foram, 'Nosso Pai Celestial, agradecemos-te pelo poder do sacerdócio, que permite que possamos permanecer juntos para sempre, aconteça o que acontecer.' Foi como se o teto se abrisse," disse o Élder Renlund, ao descrever o sentimento de proximidade dele com ela e com Deus. “O que tinha entendido anteriormente sobre famílias eternas em minha mente, naquele momento entendi em meu coração. A doença de Ruth mudou o rumo das nossas vidas. Ela é minha heroína."

Élder Renlund seguiu a carreira de cardiologia, com especialização em insuficiência cardíaca e transplante de coração. Recebeu o bacharelado e mestrado da Universidade de Utah, com formação estendida em medicina e pesquisa no Hospital Johns Hopkins. Foi professor de medicina da Universidade de Utah e diretor médico do Programa de Transplantes Cardíacos dos Hospitais de Transplante de Utah. Descreveu seu trabalho como uma "carreira fenomenal e extraordinariamente gratificante".

Ele é grato pelas lições importantes que aprendeu com aqueles a que clinicou durante sua carreira. "Como médico, aprendo a me preocupar com as pessoas e como solucionar problemas." Aquela formação médica serviu bem em seu trabalho na Igreja, "que trata de tudo sobre o amor e a solução de problemas." Além de seu chamado como bispo (líder leigo de uma congregação local), Elder Renlund serviu como missionário, presidente de estaca e Setenta de área. Foi chamado para o primeiro Quórum dos Setenta em abril de 2009.

A vida do Élder Renlund caracteriza-se por seu desejo de aceitar os chamados e servir com o melhor de sua capacidade. Durante seu terceiro ano de residência médica, Élder Renlund foi chamado como líder de uma congregação recém-formada. Apesar dos desafios envolvidos, “não houve nenhuma sombra de recusa em meu pensamento. A conclusão inevitável foi sobre como harmonizar entre aquilo que somos e aquilo que fazemos". O Élder Renlund serviu como bispo daquela ala no restante do seu período como residente e associado. "Esses três anos foram equivalentes a dez," disse ele, "mas terminaram sendo uma experiência gloriosa".

O Élder Renlund é grato pela oportunidade de agora poder compartilhar em todo o mundo a mensagem do Evangelho — que foi abraçado por seus antepassados há mais de um século. “Precisamos reconhecer que o Salvador ajuda a todas as pessoas. Os Santos são pecadores que persistem  em continuar tentando. Que bênção é poder visualizar as pessoas como o Pai Celestial as vê — como filhos ou filhas amados de Pais Celestiais e, como tal, com um potencial divino. Todos os verdadeiros seguidores precisam rogar pelo puro amor de Cristo que ele nos concede (ver Morôni 7:48). Deus é perfeitamente consciente de cada indivíduo, e sua condição não importa muito. A fé e esperança é o que importa. Ele conhece Seus filhos, um por um."

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.